Candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição para o ENEM 2021

Por Portal Opinião Pública 20/05/2021 - 12:00 hs
Foto: Divulgação
Candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição para o ENEM 2021
Prova do ENEM 2021 ainda não tem data definida

Os estudantes que pretendem fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2021 já podem pedir a isenção da taxa de inscrição para a prova desde a última segunda-feira (17). A solicitação deve ser feita pela página do candidato, no site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/, até o dia 28 de maio, de acordo com o edital do exame. A avaliação é aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Poderão pedir a isenção na taxa de inscrição do ENEM 2021 os estudantes que estão matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021, os alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (desde que a renda mensal familiar per capita seja igual ou inferior a 1,5 salário mínimo) e as pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico. Segundo o cronograma do ENEM, os resultados das solicitações serão divulgados no dia 9 de junho.

Os candidatos que tiverem seu pedido negado poderão recorrer da decisão entre os dias 14 e 16 de junho. Já o resultado final sobre os pedidos será anunciado no dia 25 do mesmo mês.

Já os participantes que conseguiram o benefício para a realização do ENEM 2020, mas não compareceram ao local da prova, precisarão justificar a ausência, também no site oficial do exame, para solicitar novamente a isenção. Entre os documentos que podem ser apresentados para explicar a ausência estão boletins de ocorrência (para assaltos, furtos ou acidentes de trânsito na data do Enem); certidão de casamento ou união estável; certidão de óbito de membros da família; certidão de nascimento (para pais ou mães); mandados de prisão; atestados médicos ou odontológicos; declaração de exercício de atividade profissional; documento que ateste intercâmbio acadêmico; declaração de atividade curricular. Os resultados das justificativas também será divulgado em 9 de junho.

Apesar de iniciar o processo de pedidos de isenção da taxa de inscrição para a prova, o INEP ainda não confirmou a data de realização do exame.